Autora de Cama de Gato diz que sente preconceito no meio acadêmico

1 de outubro de 2009 at 1:54 pm Deixe um comentário


Cama de Gato, a próxima novela das seis da Globo que estreia na semana que vem, está causando mal estar na emissora. É o que afirma a coluna Outro Canal, da Folha de S.Paulo.

Em entrevista ao jornal, Thelma Guedes, autora da trama, afirma “sentir no ar o preconceito” contra novelas no meio literário.

Thelma é autora de livros de conto e poesia e assina como titular de uma novela da Globo pela primeira vez.
Segundo ela afirmou ao jornal, “esse preconceito na universidade não faz sentido, até porque para escrever uma novela é preciso grande referência literária e estofo cultural”.

A autora é formada em literatura e tem mestrado sobre a escritora e jornalista Patrícia Rehder Galvão, a Pagu, defendido na USP (Universidade de São Paulo). Thelma procurou a Globo quando soube que a emissora buscava novos autores por meio de um aviso em um mural da universidade.
A estreia da dupla de novatas não está causando mal estar apenas no meio acadêmico, mas também dentro da própria Rede Globo. Cama de Gato está sendo supervisionada por João Emanuel Carneiro, criador de sucessos como A Favorita e Da Cor do Pecado. Thelma já disse em outras entrevistas que Carneiro as “instigou a pensar nas situações e nos personagens e nos questionava muito para desenvolvermos mais a trama”. Duca já disse que “ele lê, dá uns pitacos, mas não é uma coisa impositiva. Faz questão de preservar as nossas escolhas”.

Carneiro já admitiu que monitora toda a novela quando trabalha e que assiste a todos os capítulos já gravados. – Agora, por exemplo, já sei que, quando a novela estrear, eu vou ter um compromisso fixo às seis da tarde. Já sei que vou criar uma rotina para estar em casa neste horário. E isso é bom!
Thelma trabalha na emissora desde 1997, quando foi selecionada. Já foi roteirista dos programas da Angélica, Didi, Sítio e colaborou com outros autores de novela. Cama de Gato é a sua primeira trama, escrita em parceria com a também estreante Duca Rachid, jornalista.

Em 1997, Thelma publicou o livro de contos Cidadela Ardente (Ateliê Editorial), e em 2003 o ensaio Pagu: Literatura e Revolução (Ateliê Editorial e Nankin Editorial). Em 2007, lançou o volume de poemas Atrás do Osso (Nankin), projeto selecionado pelo Programa de Apoio à Literatura da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.
Em 2009, vai lançar o livro de contos O Outro Escritor, pela Nankin Editorial, também com o apoio da Secretaria de Estado da Cultra de SP.

Participou de diversas coletâneas de contos, entre elas Novelas, Espelhos e um Pouco de Choro (Ateliê Editorial, 1999); DezAmores (Escrituras e Sesc SP, 2003); Histórias do Olhar (Escrituras, 2003); Álbum de Fotos (Sesc SP e Lazuli, 2005).

Entry filed under: Noticias. Tags: .

Cinema: “Roque Santeiro” vai virar filme em 2010 “Programa Silvio Santos” e vice-lider no Painel Nacional de Televisão

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


postagens

outubro 2009
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Atenção

vimos a informa que o blog é atualizado diariamente a apartir das 13:00 Hs obrigado ...

Visistantes online

Comunidade

Entre na nossa Comunidade e interaja de sua Opinião